Computador

[Computador] [twocolumns]

Xbox

[Xbox] [twocolumns]

PlayStation

[PlayStation] [twocolumns]

Nintendo

[Nintendo] [twocolumns]

Notícias

[Notícias] [twocolumns]

Downloads

[Downloads] [grids]

Pokémon Go chega ao Brasil; saiba se o jogo roda no seu celular


Após causar sensação em diversos países e colocar as ações da Nintendo numa montanha-russa, o jogo Pokémon Go finalmente chegou ao Brasil nesta quarta-feira, 3. Trata-se de um dos melhores exemplos de uso da tecnologia conhecida como "realidade aumentada". O jogo permite que usuários usem seus smartphones para encontrar, capturar e combater pokémons no mundo real.

Os servidores foram ligados no Brasil e os aplicativos já estão disponíveis na Google Play e na App Store. Quem conseguiu instalar o APK do game ou outra forma de instalação pelo iOS com conta americana teve acesso ao game minutos antes.

Pokémons raros só podem ser encontrados em alguns locais, e alguns pontos se tornam "ginásios" que podem ser disputados pelos jogadores. A Nintendo ainda pretende permitir, no futuro, que lojas e negócios transformem suas áreas em "paradas patrocinadas" de pokémons para os usuários.

No entanto, não é qualquer dispositivo móvel que consegue rodar o jogo. De acordo com o site da Niantic (a desenvolvedora do jogo), tanto entre os iPhones quanto entre os Androids, ainda há alguns requisitos de hardware que seu dispositivo precisa atender. Abaixo, traduzimos a lista disponível no site da empresa.

Android
Android 4.4 até 6.0.1 (o Android N só será suportado após o lançamento da versão oficial)
Resolução preferível: pelo menos HD (720x1280, não otimizado para tablets)
Boa conexão com a internet (Wi-Fi, 4G ou 3G)
GPS e serviços de localização

iOS
iPhone 5 e posteriores
iOS 8 e versões posteriores
Boa conexão com a internet (Wi-Fi, 4G ou 3G)
GPS e serviços de localização
A empresa ainda informa que iPhones que tenham passado pelo processo de "jailbreak" (para poder instalar aplicativos de fora da App Store e mudar as configurações padrões do aparelho) não serão suportados.

Tablets
Conforme a empresa menciona na seção sobre dispositivos Android, o Pokémon Go não está ainda otimizado para tablets. A princípio, qualquer dispositivo com resolução HD, GPS e serviços de localização deve ser capaz de rodar o jogo. No entanto, será necessário testar.

RAM
Embora a Niantic não informe uma quantidade mínima de RAM necessária para fazer o jogo funcionar, experiências de usuários apontam que o jogo roda tranquilamente em dispositivos que tenham 2GB de RAM ou mais.

Isso não significa, no entanto, que aparelhos com menos que isso não serão capazes de rodar o jogo. É possível que o jogo funcione, mas com problemas de performance ou com eventuais travamentos. Na dúvida, tente instalar o jogo, fechar todos os aplicativos e testá-lo.

Cuidados
Quando Pokémon Go foi lançado no exterior, era possível baixar o arquivo APK do jogo em dispositivos Android para fazê-lo funcionar (ainda que com problemas) aqui. Para isso, porém, era necessário mudar as configurações do aparelho para que ele permitisse a instalação de aplicativos de fora da Play Store.

Isso, por sua vez, deixava o dispositivo mais vulnerável a vírus e malwares. E, de fato, muitos programadores mal-intencionados disfarçaram seus arquvos nocivos de instaladores de Pokémon Go para infectar o máximo possível de dispositivos móveis.

É bastante provável, portanto, que o lançamento do aplicativo no Brasil faça com que surjam clones maliciosos do jogo, ou ainda aplicativos que prometam fazer o jogo rodar em smartphones que não satisfazem os requisitos mínimos. Na hora de tentar essas soluções, é importante tomar muito cuidado, ter um aplicativo de proteção instalado e desconfiar bastante de qualquer atitude suspeita dos aplicativos.

Aparelhos populares que devem rodar o jogo sem problemas
OBS: essa lista não pretende abarcar todos os smartphones disponíveis no mercado. Caso o seu dispositivo não esteja nela, isso não significa que ele não será compatível com o jogo. Na dúvida, sempre vale a pena baixar e testar.

iPhones
iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus.

Samsung
Galaxy S4 em diante, Galaxy Note 3 em diante, Galaxy J5 e J7, Galaxy A5 em diante. O Galaxy J3 e o A3 ainda devem ser capazes de rodar o jogo também, mas com alguns problemas.

Motorola
Moto G 3ª geração e posteriores, Moto Maxx e posteriores, Moto X 2014, Moto X Play, Moto X Style, Moto X Force. As segundas gerações do Moto G e do Moto E também devem funcionar com o jogo, mas com alguns problemas.

LG
LG G2 e posteriores, LG G Flex 2, LG Nexus 5. O G4 Stylus, o K10 e o K8 devem ser capazes de rodar o jogo também, com alguns problemas.

Sony
Xperia Z1 e posteriores, Xperia X e XA, Xperia M4 Aqua, Xperia M5, Xperia C5 Ultra. O Xperia T3 ainda deve ser capaz de fazer o jogo funcionar, mas com problemas.

Asus
Lembrando que o suporte a processadores Intel ainda é recente, devem funcionar com o jogo os dispositivos Zenfone 5, Zenfone 6, Zenfone 2, Zenfone Go, Zenfone Laser, Zenfone Selfie.

Lenovo
Lenovo Vibe K5, Lenovo Vibe A7010. O Vibe C2 tem apenas 1GB de RAM, então talvez rode o jogo, mas com problemas.

Postar um comentário
  • Blogger Comentar usando Blogger
  • Facebook Comentar usando Facebook
  • Disqus Comentar usando Disqus

Nenhum comentário :