Computador

[Computador] [twocolumns]

Xbox

[Xbox] [twocolumns]

PlayStation

[PlayStation] [twocolumns]

Nintendo

[Nintendo] [twocolumns]

Notícias

[Notícias] [twocolumns]

Downloads

[Downloads] [grids]

Steam muda sistema de análises e desagrada desenvolvedores

A Valve anunciou na última segunda-feira (12) uma das mudanças mais substanciais que o sistema de análises do Steam já passou em sua curta história. A partir de agora, a companhia vai passar a levar em consideração somente a avaliação de quem comprou um jogo diretamente em sua loja na hora de determinar a impressão geral sobre um produto.

Em outras palavras, o sistema vai deixar de lado quem recebeu um código para review ou adquiriu uma cópia a partir de outros serviços — como a Nuuvem, no caso do Brasil. A decisão desagradou alguns desenvolvedores, principalmente aqueles cujos projetos se baseiam em campanhas de financiamento coletivo.


“Sabemos que as pontuações de análises se tornaram um atalho valioso para consumidores medir o quanto um jogo se encaixa em suas expectativas”, afirma a mensagem publicada pela Valve. “Mas a nota também estava se tornando um ponto de fixação para muitos desenvolvedores, que usavam táticas para gerar uma pontuação mais benéfica”.

“A maioria das manipulações que notamos ocorriam pelo processo de oferecer códigos que eram transformados em análises positivas. Alguns desenvolvedores organizaram sistemas próprios usando chaves do Steam e contas alternativas. Algumas organizações até mesmo ofereciam pagar por análises positivas”, complementa o texto.


O lado dos desenvolvedores
No Twitter, algumas empresas se disseram preocupadas com a medida tomada pela Valve, visto o fato de que ela pode prejudicar muitos consumidores legítimos. “Qualquer um que tenha feito financiamento coletivo perde análises, assim como qualquer um com uma base de usuários criada por vendas diretas ou que entrou em bundles”, afirma Rob Fearson, desenvolvedor de Death Ray Manta.


A mesma opinião é compartilhada por Kieron Kelly, do Larian Studios. “A nova política de análises vai nos ferir. Como um desenvolvedor dependente do Kickstarter, nossos fãs mais dedicados agora foram silenciados”, afirmou o membro da empresa que atualmente trabalha em Divinity: Original Sin 2.

Já Chris Dwyer, desenvolvedor e relações-públicas da loja itch.io, aproveitou a mudança para lembrar companhias da área da importância de não concentrar todas as suas ações na loja da Valve. “Posso ao menos prometer que o itch.io é um local seguro e incrível para suas vendas diretas, que é o mínimo que posso fazer para ajudar nessa situação”, afirmou.

Postar um comentário
  • Blogger Comentar usando Blogger
  • Facebook Comentar usando Facebook
  • Disqus Comentar usando Disqus

Nenhum comentário :